Clínica de Recuperação

Pronto Atendimento à Recuperação à Adicção

O QUE É CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO

Clínica de recuperação é um centro de tratamento para dependentes químicos que evoluiu das famosas comunidades terapêuticas para uma clínica mais especializada e adequada ao tratamento da adicção ao álcool e outras drogas. Também pode-se chamar de clínica de recuperação uma clínica médica ou hospital psiquiátrico especializados em tratamento da dependência química.

Em suma, clínica de recuperação é o que se encontra ao procurar por um tratamento mais completo para dependentes químicos, sendo as antigas comunidades terapêuticas que se adaptaram às necessidades dos pacientes e familiares de dependentes químicos de hoje.

Leia Mais Sobre O Que É Clínica de Recuperação >

O TRATAMENTO NA CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO

Para que haja realmente um bom tratamento para dependentes químicos em uma clínica de recuperação, é necessário que haja uma equipe formada por profissionais de diversas áreas, especializados em dependência química onde, juntos possam desenvolver diagnósticos e soluções para cada paciente e discutir tais visões acerca da pessoa internada, formando um panorama geral abrangendo todas as áreas da vida do paciente com suas forças e fraquezas, afim de oferecer um plano de tratamento completo, iniciando a prática deste planejamento a partir de sua internação na clínica de reabilitação e dando sequência na pós-internação.

EQUIPE DAS CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO

De um modo geral, a equipe que você encontra nas clínicas de recuperação VCLÍNICAS é formada por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas, técnicos e conselheiros em dependência química, assistentes sociais, pedagogos, nutricionista, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, educadores físicos, coordenadores e monitores de disciplina, equipe administrativa, entre outros profissionais.

Leia Mais Sobre Tratamento para Dependentes Químicos >

TIPOS DE INTERNAÇÃO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA

A internação voluntária é o tipo de internação mais complicado de se tratar a maioria dos dependentes químicos em clínica de recuperação nos dias de hoje. Em função das múltiplas drogas e suas consequências como a OBSESSÃO e a COMPULSÃO pela substância são fatores que fazem com que o dependente químico ou o alcoólatra queira se internar num dado momento de forma voluntária e, quando se passam alguns dias na clínica, na grande maioria dos casos, decide abandonar o tratamento em função de tais consequências. O paciente geralmente justifica que quer ir embora dizendo que já está bom para voltar para a sociedade e para a família, que vai voltar a trabalhar, a estudar, frequentar grupos de apoio, terapias e outras inúmeras ideias ilusórias, onde na grande realidade, o dependente químico quer, de maneira inconsciente, usar álcool ou outras drogas. Porém, existe uma forma de ajudar o dependente químico neste caso com a internação involuntária ou compulsória.

PARA QUEM É A INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA

internação involuntária existe nos casos onde o paciente está colocando em risco a sua vida e a vida de terceiros em função do uso e abuso de álcool e outras drogas, e que na grande maioria das vezes, como consequência, o dependente químico não está com suas faculdades mentais em um estado apropriado para tomar decisões por si mesmo, não enxergando a necessidade de se tratar em uma clínica involuntária.

Este tipo de internação É REALIZADO PELA FAMÍLIA em conformidade com a Lei 10.216/2001. O pedido geralmente é feito pela família diretamente para uma clínica de recuperação especializada em tratamento involuntário para dependentes químicos e deve ser aceito pelo médico psiquiatra da clínica. Dentre as exigências, a internação deve ser comunicada ao Ministério Público em até 72 horas da entrada do paciente no centro de tratamento.

Leia Mais Sobre INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA >

INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA

internação compulsória é o tipo de internação em clínica de reabilitação determinada por ordem judicial. Para se conseguir uma internação deste tipo, é necessário um advogado que oriente os familiares do dependente químico e entre com um requerimento de internação compulsória junto ao Ministério Público do seu município. Este processo muitas vezes pode ser orientado inicialmente pelos CAPS AD mais próximo da sua região. Geralmente, o processo demora de uma semana à 2 meses para se conseguir (ou não) uma ordem judicial para internação compulsória numa clínica de recuperação.

Vimos em muitos casos que, as vezes, em função da EMERGÊNCIA por uma internação e pela DEMORA em se obter uma internação compulsória, muitas famílias fazem a internação involuntária primeiro para que o dependente químico e seus familiares fiquem em segurança, para num segundo momento, enquanto o dependente já está num centro de tratamento, faz todo o processo para se obter a internação compulsória.

Uma questão importante que não podemos deixar de citar é que este tipo de internação geralmente é CUSTEADO pelo MUNICÍPIO em que se faz o pedido da internação compulsória CASO A FAMÍLIA NÃO TENHA CONDIÇÕES DE CUSTEAR UM TRATAMENTO PARA O DROGADICTO ou PARA O ALCOÓLATRA.

Leia Mais Sobre INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA >

CUIDADOS QUE SE DEVE TOMAR

É de EXTREMA IMPORTÂNCIA que se deve tomar determinados cuidados na hora de escolher uma clínica de recuperação para dependentes químicos. Por isso, nós da Equipe VCLÍNICAS providenciamos algumas dicas para que você não tome uma má decisão.

O LUGAR É REGULAMENTADO?

A clínica de recuperação é regulamentada e pode exercer as atividades necessárias para o tratamento da dependência química?

SOLUÇÃO: Peça para ver o Alvará de Funcionamento da clínica outras documentações exigidas por órgãos regulamentadores da(s) atividade(s) como a Vigilância Sanitária (ANVISA), o Corpo de Bombeiros (veja se há extintores de incêndio em locais estratégicos, visíveis e de fácil acesso), entre outros órgãos competentes.

OS FUNCIONÁRIOS DA CLÍNICA DEIXAM QUE VOCÊ VISITE TODOS OS AMBIENTES DA CLÍNICA?

É muito importante conhecer TODOS os ambientes da clínica onde se vai internar um ente querido por um período de 6 meses mais ou menos. Muitas clínicas não deixam com que você conheça determinados espaços físicos da instituição. Isso pode ser um problema. Pode ser que esta clínica tenha o que comumente é chamado de CONTENÇÃO, uma área onde a os pacientes ficam trancados e sem acesso às demais dependências da instituição. E só para constar, esta pática é crime, ou seja, é cárcere privado. Portanto, observe bem todo o ambiente da casa de recuperação.

CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO

Saiba como funciona uma clínica de recuperação

Existem diversas dúvidas na hora de optar por uma internação de um familiar dependente químico numa clínica de recuperação, na maioria das vezes por causa do “amor excessivo” dos pais, filhos, irmãos e outros parentes. Neste artigo vamos esclarecer algumas dúvidas que, por experiência de nossa equipe, temos visto tais questões no decorrer dos anos.

As principais dúvidas dos familiares antes de optarem por uma internação para seu ente querido são medos do que ele irá sentir pelos familiares após uma internação involuntária por exemplo, como raiva, revolta, ressentimentos e outros. A nossa experiência mostra que quase sem exceção, o familiar dependente químico fica em um período aproximadamente de 20 à 25 dias o paciente já se conscientizou da necessidade de se tratar e começa a sentir GRATIDÃO pelos familiares que tomaram a atitude de interná-lo, agradecendo de coração, pois, neste momento ele saberá com clareza que o que fizeram foi para o seu bem e com muito amor e muita dor no coração.

Outra dúvida é sobre a qualidade do tratamento na clínica de recuperação e esta é sem dúvida uma questão de suma importância. O que podemos dizer neste caso é que as clínicas disponíveis pela equipe VCLÍNICAS são extremamente íntegras e com tratamento humanizado, sempre pensando no bem-estar do paciente bem como no bem-estar comum dentro do ambiente da clínica. Afirmamos que não há qualquer tipo de agressão, maus tratos, nem qualquer tipo de ação anti-profissional por parte de toda a equipe das clínicas de reabilitação. Além disso, as metodologias de tratamento bem como os profissionais que as ministram são baseadas nas técnicas mais avançadas das áreas da psicologia, psiquiatria e especialidades em dependência química como o programa dos 12 passos dos grupos de anônimos, inclusive as questões que envolvem a espiritualidade que traz de volta valores e crenças de família e de experiências esquecidas ou abandonadas pelo dependente químico em função da drogadicção ou do alcoolismo.

Tempo de Tratamento na Clínica de Reabilitação

O tratamento pode variar de 4 à 6 meses, o que é um mínimo de tempo para que o dependente químico tenha condições de se desintoxicar e aprender (ou reaprender) a se manter limpo após o período de internação. Muita gente procura por internação de 30 ou 45 dias, porém, não é o recomendado pelos profissionais especialistas.

Preço de internação por um período de 6 meses (exemplo)

O preço de uma internação geralmente é calculado por diárias e pelo que a clínica de reabilitação oferece quanto a estrutura física e de equipe. Um tratamento de 6 meses por exemplo pode variar entre 9 à 20 mil reais (geralmente dividido em até 10 vezes) em uma clínica sem muito luxo e até 40 mil reais ou mais em clínicas que oferecem o luxo como sendo um requisito exigido por famílias com um maior poder aquisitivo. Porém, nós da equipe VCLÍNICAS não levamos muito a questão do luxo excessivo em consideração, pois, valorizamos muito mais a qualidade da equipe de profissionais e as metodologias aplicadas no tratamento, por isso, para que a maioria das famílias tenham condições de proporcionar um bom tratamento para seu ente querido numa clínica de recuperação, sugerimos aos familiares que procurem por um tratamento numa faixa de preço de 9 à 11 mil reais. Muito menos do que isso alertamos que você desconfie da integridade da clínica, pois, é quase impossível proporcionar um bom tratamento por um valor abaixo dessa faixa de preços.

O tratamento numa clínica de reabilitação tem garantia de sucesso?

Esta é uma pergunta que permeia o pensamento de muitos familiares. É claro que uma internação numa clínica não é sinônimo de sucesso invariavelmente. Porém, podemos afirmar com certeza que o paciente terá total amparo com equipe e metodologia específicas para o seu caso de dependência química e que ele irá aprender a como se manter limpo e, sobretudo, em constante tratamento quando terminar seu período de internação. Ele saberá exatamente o que se deve fazer, o que se deve evitar, o que procurar, o que evitar e como dar continuidade em sua recuperação após a internação. Nunca vimos um paciente que praticou na rua o que aprendeu na clínica recair. Se a pessoa decidir por abandonar a sua recuperação após a internação significa que esta pessoa está desistindo dela mesma e precisa de uma intervenção psicológica, psiquiátrica ou de grupos de apoio urgentemente para voltar à praticar os requisitos da recuperação e continuar seu caminho em direção à liberdade, caso contrário, os defeitos de caráter voltam a tomar conta do dependente químico como frequências em lugares onde se usa drogas e álcool, contatos com antigas amizades que fazem o uso de substâncias, o dependente volta a se irritar facilmente, começa a sentir insatisfação em suas novas atividades como reclamar demais de seu emprego, dos estudos, da esposa, do marido, e caso estes entre outros sintomas continuem a tomar conta do dia-a-dia do dependente químico, a recaída é questão de tempo.

Quais as atividades numa clínica de recuperação?

A rotina de uma clínica de recuperação não se modifica muito de uma para outra. O dia todo os pacientes tem atividades terapêuticas, de lazer, de higiene pessoal, de organização do seu ambiente, alimentação e etc. As clínicas de reabilitação do VCLÍNICAS tem um cronograma parecido com este:Manhã: Despertar, Café da Manhã, Reunião de espiritualidade, Organização e limpeza, Terapia individual ou em grupo Tarde: Almoço, Descanso, Terapia individual ou em grupo ou educação física, Café da tarde, Horário de lazer (academia, leitura, etc), Higiene pessoal Noite: Jantar, Horário livre (televisão, jogos, etc.), Reunião em grupo de sentimento, Recolher para descanso

Qual a solução que sugerimos neste caso

Sugerimos que o dependente químico passe alguns dias na clínica de recuperação onde foi internado (no caso, todas as clínicas que nós do VCLÍNICAS disponibilizamos, dispõe deste PÓS-TRATAMENTO gratuitamente) para que o dependente retome sua recuperação junto dos profissionais que ele já conhece e lembre de onde ele veio e de tudo que ele passou para conseguir estar limpo até o presente momento.

AUTOR

P.A.R.A

Pronto Atendimento à Recuperação da Adicção

credibilidade saude mental 1
Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos Documentada
credibilidade saude mental
Planos de Saúde