Internação Involuntária

Pronto Atendimento à Recuperação à Adicção

A internação involuntária, bem como a internação compulsória, é necessária em casos onde o dependente químico não enxerga a necessidade de se tratar devido aos sintomas de algumas drogas como a cocaína e o crack por exemplo, onde a obsessão e a compulsão pelo uso da droga é tão forte que o dependente químico é capaz de fazer coisas que nunca imaginou fazer para continuar a usar drogas. Nestes casos, a internação involuntária se faz necessária, pois a pessoa dependente de drogas está colocando a sua vida e muitas vezes a vida de terceiros em risco.

A internação involuntária está prevista na Lei 10.216/2001 a qual permite que a intervenção seja feita pela família do dependente químico. O pedido geralmente é feito pela família diretamente para uma clínica de recuperação especializada em tratamento involuntário para dependentes químicose deve ser aceito pelo médico psiquiatra da clínica de recuperação. Dentre as exigências, a internação involuntária deve ser comunicada ao Ministério Público em até 72 horas da internação do paciente. O mesmo deve-se fazer quando o paciente recebe alta médica. Este comunicado ao Ministério Público é feito exatamente para não caracterizar a internação um ato criminoso de cárcere privado.

Ao contrário do que muita gente pensa, a internação involuntária para dependentes químicos tem ajudado muitos dependente químicos que sequer sabiam que a dependência química é uma doença, inclusive tratável. Tampouco tinham ideia do rumo que suas vidas tomaram após terem se viciado em drogas. Isso porque a dependência química vai cegando sutilmente o usuário, que vai progredindo nas fases da doença da drogadicção até chegar na Fase Crônica da doença.

ASSISTA ATÉ O FINAL!

Fonte: A Liga

Veja

Tem mais alguma dúvida? Entre em contato conosco! (19) 3112-2057

IMPORTANTE: Nós do P.A.R.A acreditamos que a internação em uma clínica de recuperação para dependentes químicos deve ser em ÚLTIMO CASO, quando todas as outras alternativas para tratamento da dependência química não tenham sido eficientes.

SUGERIMOS SEMPRE que você procure ajuda com profissionais da área da recuperação da dependência química psicólogos, psiquiatras, terapeutas e outros. Enfatizamos também os Grupos de Apoio de Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, Amor Exigente, os CAPS-AD, entre outros

AUTOR

P.A.R.A

Pronto Atendimento à Recuperação da Adicção

credibilidade saude mental 1
Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos Documentada
credibilidade saude mental
Planos de Saúde