O Que é Clínica de Recuperação

Pronto Atendimento à Recuperação à Adicção

Clínica de recuperação é um centro de tratamento para dependentes químicos que evoluiu das famosas comunidades terapêuticas para uma clínica mais especializada e adequada ao tratamento da adicção ao álcool e outras drogas. Também pode-se chamar de clínica de recuperação uma clínica médica ou hospital psiquiátrico especializados em tratamento da dependência química.

Em suma, clínica de recuperação é o que se encontra ao buscar por um tratamento mais completo para dependentes químicos, sendo comunidades terapêuticas aos moldes do Século 20 que se adaptaram às necessidades dos pacientes e familiares de dependentes químicos dos dias de hoje.

Veja Porque

Os moldes das comunidades terapêuticas, juntamente com uma equipe multiprofissional, formada por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, conselheiros e técnicos dependência química, educadores físicos, nutricionistas, assistentes sociais, coordenadores e monitores de disciplina, entre outros profissionais, fez da clínica de recuperação o tipo de centro de tratamento mais eficaz para os adictos de hoje iniciarem sua jornada de recuperação .

Evolução da Comunidade Terapêutica para Clínica de Recuperação

Clínica de recuperação é a evolução da comunidade terapêutica para um tipo de clínica que acompanhou as evoluções dos diversos tipos e derivações das drogas e suas consequências cada vez mais nocivas. Acompanhou e ainda acompanha as técnicas mais eficazes para se tratar de dependentes químicos que usam cada vez mais substâncias que nem sequer se sabe ao certo o que se está ingerindo que, na grande maioria dos casos, o grau de dependência de tais drogas se agrava de maneira muito mais rápida a cada dia. Sem contar com substâncias e “coisas” que se misturam nas drogas como o pó de mármore, pó de vidro, diazepam e outros na cocaína por exemplo e outras “coisas” em outras drogas.

Além disso, com os tipos e derivações de drogas como por exemplo as drogas sintéticas, podem causar outras doenças com maior rapidez como a esquizofrenia.

Outros derivados como o Skank que é derivado da maconha tem um poder de dependência e consequências gravíssimas e muito maior que a maconha que ouvimos falar há poucos anos atrás. Além do oxi, derivado do crack que, por sua vez é derivado da cocaína; do cristal; e outras tantas derivações.

Com estas evoluções de Tipos de Drogas, surge como consequência, uma progressão da dependência química como doença muito mais precoce, rápida e nociva. Com isso, foi e ainda são necessárias diversas adaptações nas metodologias de tratamento pelas clínicas de recuperação.

Técnicas como da psiquiatriapsicologia, dos 12 passos de Alcoólicos Anônimos e  Narcóticos Anônimos, educação física especializada em dependência química, entre outras técnicas de diversas disciplinas são fundamentais hoje para que se tenha um resultado eficaz no pouco tempo em que o paciente fica internado numa clínica de recuperação.

Outro ponto importante é que, diferentemente de alguns anos atrás onde muitos dos dependentes químicos conseguiam se voluntariar à se tratar numa comunidade terapêutica aberta, sem necessidade de internação involuntária ou compulsória e ainda obtinham bons resultados, hoje temos muito mais adictos e alcoólatras sendo internados de maneira involuntária ou compulsória com a ajuda da família do que voluntários se internando por conta própria. Até mesmo com auxílio do sistema judicial, ainda muito burocrático, diga-se de passagem, para uma intervenção judicial por exemplo, num caso que seria uma internação compulsória, é muito mais comum que a internação voluntária.

>> Saiba mais sobre o que é internação involuntária e o que é internação compulsória

A clínica de recuperação se fez extremamente necessária para se tratar de dependentes químicos. Mas… existem muitos cuidados que se deve tomar ao procurar por uma clínica de recuperação.

Por isso, nós disponibilizamos diversas unidades clínicas que são SELECIONADAS e AVALIADAS por nossa equipe profissional, baseando-nos em critérios definidos para qualificar as clínicas que estão de acordo com toda uma estrutura para um bom tratamento, com valores para todos os bolsos, tempo de internação adequado, entre diversos outros requisitos que exigimos de uma clínica de recuperação.

>> conheça nossas clínicas de recuperação

Tem mais alguma dúvida? Entre em contato conosco! (19) 3112-2057

AUTOR

P.A.R.A

Pronto Atendimento à Recuperação da Adicção

credibilidade saude mental 1
Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos Documentada
credibilidade saude mental
Planos de Saúde